Om Mani Padme Hum




Om Mani Padme Hum



Tradução

Quer dizer "Da lama nasce a flor de lótus", isto é: nas maiores dificuldades encontraremos oportunidades preciosas e temos acesso aos presentes de Deus. Associado ao Buda da compaixão, Avalokiteshvara, esse é um dos mantras indianos mais praticados no mundo. É muito bom recitar o mantra OM MANI PADME HUM, mas enquanto você estiver fazendo deveria pensar no seu significado, pois o significado destas seis silabas é grande e vasto.

O OM é composto por três letras, A, U e M. Elas simbolizam o corpo, a fala e a mente impuros do praticante, elas também simbolizam o corpo, a fala e a mente exaltados de um Buda.

MANI, que significa jóia, simboliza os fatores do método - a intenção altruísta de se tornar iluminado, compaixão e amor.

As duas sílabas, PADME, que significa lótus, simbolizam sabedoria. Da mesma forma que o lótus cresce na lama mas não inunda pelas faltas da lama, a sabedoria é capaz de colocá-lo numa situação de não-contradição.

A pureza deve ser conquistada por uma unidade indivisível de método e sabedoria, simbolizada pela silaba final HUM, que indica indivisibilidade. Assim, as seis sílabas, OM MANI PADME HUM, significam que na confiança da prática de um caminho que é uma união indivisível de método e sabedoria, você pode transformar seu corpo, fala e mente impuras no corpo, fala e mente exaltadas de um Buda (Dalai Lama, 2004).